Rússia saúda esforços da Coréia do Norte em processo de desnuclearização

O ministério russo das Relações Exteriores saudou neste sábado os esforços da Coréia do Norte para pôr fim a suas atividades nucleares e também a decisão dos Estados Unidos de retirar Pyongyang da lista de Estados que apóiam o terrorismo.

AFP |

"Saudamos a entrega de uma declaração por parte da Coréia do Norte sobre suas atividades nucleares e a demolição de uma torre de resfriamento do reator nuclear de Yongbyon à China, que preside as negociações multilaterais para solucionar o problema nuclear norte-coreano", afirmou a chancelaria russa em um comunicado.

"A Rússia aprecia a decisão do governo americano de iniciar os procedimentos para retirar a Coréia do Norte da lista de países que financiam o terrorismo e de pôr fim às sanções previstas por lei sobre o comércio com nações inimigas", continua o documento russo.

Além disso, Moscou ressaltou o "avanço real" registrado nas negociações realizadas por Estados Unidos, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Rússia e Japão no processo de desnuclearização da península coreana.

A Coréia do Norte entregou na quinta-feira à China uma declaração na qual detalha seus programas nucleares. Na sexta, destruiu a torre de resfriamento de seu reator de Yognbyon, símbolo do programa nuclear do país.

Os procedimentos para retirar a Coréia do Norte da lista de Estados que apóiam o terrorismo, que impede Pyongyang de se beneficiar de ajuda americana e de empréstimos de organizações internacionais, será concluído dentro de 45 dias.

vvl/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG