um mundo dominado pelos Estados Unidos , diz Medvedev - Mundo - iG" /

Rússia rejeita um mundo dominado pelos Estados Unidos , diz Medvedev

A Rússia não pode aceitar um sistema mundial onde as decisões são tomadas somente pelos Estados Unidos, declarou o presidente russo, Dmitri Medvedev, durante uma entrevista concedida a três canais de televisão russos.

AFP |

A Rússia "não pode aceitar um sistema mundial onde todas as decisões são tomadas por um único país, mesmo um país tão importante quanto os Estados Unidos", afirmou. "Tal mundo é instável e portador de ameaças de conflitos", acrescentou Medvedev, na véspera de uma cúpula extraordinária da União Européia (UE) sobre a crise na Geórgia.

"O mundo deve ser multipolar, um mundo unipolar é inaceitável", sentenciou.

O presidente russo também afirmou que a decisão de reconhecer a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul é "irrevogável".

"Tomamos nossa decisão, e esta decisão é irrevogável", insistiu o chefe de Estado russo, sustentando que o objetivo de Moscou é "garantir a paz e uma vida tranqüila" aos habitantes destes territórios separatistas georgianos.

Nos acordos "internacionais" que a Rússia pretende assinar com as duas repúblicas, "estarão definidos todos os nossos compromissos referentes ao envio de ajuda econômica, social, humanitária e militar", ressaltou.

neo/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG