Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Rússia rejeita participar de manobras navais internacionais no Mar Báltico

Moscou, 19 ago (EFE).- A Marinha de Guerra russa anunciou hoje que seus navios não participarão das manobras navais internacionais Open Spirit-2008 nas águas do Mar Báltico, em resposta a uma decisão análoga dos Estados Unidos e do Reino Unido.

EFE |

"Em conformidade com o ministro da Defesa, o comando principal da Marinha russa notificou por via diplomática à parte lituana que a Frota do Báltico não participará dos exercícios navais internacionais 'Open Spirit-2008'", informou o capitão Igor Digalo, porta-voz da Marinha.

Estas manobras são realizadas desde 1997, dentro do programa de assistência da Otan aos países bálticos para a limpeza de suas águas territoriais de artefatos explosivos dos tempos da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais.

Anteriormente, EUA e Reino Unido cancelaram oficialmente sua participação no exercício naval conjunto com França e Rússia "Frukus-2008" no Mar do Japão, que devia acontecer entre 15 e 23 de agosto, em resposta ao conflito na região separatista georgiana da Ossétia do Sul, informou a agência oficial russa "RIA Novosti".

O exercício naval conjunto acontece há uma década com o objetivo de melhorar a cooperação em matéria de segurança marítima na região.

Por outro lado, Digalo afirmou que a Rússia informou por via diplomática os EUA da "impossibilidade" de que uma fragata das Forças Navais americana atraque no porto de Petropavlovsk-Kamchatsky no início do próximo mês.

Estava previsto que a fragata permanecesse no porto da capital da península de Kamchatka, no extremo oriente do país, entre os dias 5 e 7 de setembro. EFE egw/fal

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG