Tamanho do texto

Moscou, 7 nov (EFE).- A Rússia recebeu novas propostas dos Estados Unidos sobre desarmamento e medidas de confiança referentes à instalação de partes do escudo antimísseis americano na Europa oriental, informaram hoje fontes do Ministério de Assuntos Exteriores russo.

"Estas propostas foram recebidas e as vamos estudar", declarou um funcionário da Chancelaria russa citado pela agência "Interfax".

Segundo o departamento de Estado americano, as novas propostas incluem garantias de acesso às instalações do escudo antimísseis na Polônia e na República Tcheca, onde os EUA planejam posicionar foguetes interceptores e radares, respectivamente.

Na última quarta, em sua primeira mensagem anual sobre o estado da nação, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou que seu país posicionará foguetes táticos Iskander em Kaliningrado, enclave russo no Mar Báltico, entre outras medidas de resposta ao escudo antimísseis americano.

"São medidas forçosas. Declaramos mais de uma vez a todos os nossos parceiros que desejamos manter uma cooperação positiva e atuar juntos contra as ameaças comuns, mas infelizmente não querem nos escutar", declarou. EFE bsi/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.