Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Rússia realiza teste com míssil intercontinental de nova geração

A Rússia testou nesta quarta-feira um míssil intercontinental RS-24 de nova geração, informou um porta-voz das forças estratégicas russas, citado pela agência Interfax.

AFP |

O lançamento do míssil aconteceu no cosmódromo militar de Plesetsk, no noroeste da Rússia, segundo o tenente-coronel Aleksei Zolotujin.

"Os objetivos fixados foram alcançados. A missão foi cumprida integralmente", afirmou Zolotujin, acrescentando que este é o terceiro lançamento de um RS-24 em dois anos.

O novo míssil intercontinental de ogivas múltiplas foi lançado pela primeira vez em maio de 2007 e ainda não entrou em serviço no sistema militar russo.

Por ocasião de seu primeiro, o então presidente Vladimir Putin, atual primeiro-ministro, apresentou o RS-24 como uma resposta ao escudo antimísseis que os Estados Unidos têm a intenção de instalar na Polônia e República Tcheca e que Moscou vê como uma ameaça a sua segurança.

Segundo as forças estratégicas, o RS-24 substituirá os mísseis RS-18 (SS-19 Stiletto, segundo a terminologia da Otan) e os RS-20 (SS-18 Satan) de concepção soviética.

A Rússia multiplicou nos últlimos três meses os testes de mísseis balísticos intercontinentales. Um deles, lançado em outubro, bateu um recorde de distância ao percorrer 11.500 km.

alf/cn

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG