indício positivo ajuste dos EUA a escudo antimísseis - Mundo - iG" /

Rússia qualifica de indício positivo ajuste dos EUA a escudo antimísseis

Moscou, 17 set (EFE).- A revisão americana de seu projeto para criar um escudo antimísseis no Leste Europeu é um indício positivo, disse hoje o Ministério de Assuntos Exteriores russo, que negou que tenha havido algum trato com Washington em troca dessa decisão.

EFE |

"Se houve uma revisão da posição da nova Administração americana em relação ao escudo, isso seria um indício positivo", afirmou Andrei Nesterenko, porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores russo, citado pelas agências locais.

O diplomata negou a possibilidade de que tenha havido algum tipo de "trato" entre Rússia e EUA em troca da suspensão dos planos de posicionar o escudo, considerado por Moscou uma ameaça direta para sua segurança.

"Essas são especulações. Isso não corresponde a nossa política, nossas formas de solucionar os problemas em relação a outros países, independente do quão complexo e delicados sejam", disse.

Nesterenko lembrou que a Rússia insistiu desde sempre em seus contatos com os EUA em sua preocupação com os planos de posicionar elementos estratégicos do escudo na Polônia e na República Tcheca.

"Precisamos ver o texto completo (da declaração americana) e então poderemos emitir um comentário", disse. EFE io-bsi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG