Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Rússia mostrará seu potencial militar em grande desfile, afirma Putin

A Rússia demonstrará na sexta-feira seu potencial crescente em termos de defesa com um grande desfile militar na Praça Vermelha de Moscou para celebrar o aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, anunciou o presidente russo saliente, Vladimir Putin.

AFP |

"Não brandimos armas. Não ameaçamos ninguém e não pretendemos fazer isto, não impomos nada a ninguém", disse Putin em uma reunião de gabinete exibida pela televisão russa.

"É uma demonstração de nosso potencial crescente em matéria de defensa (...) Estamos na medida de defender nosso povo, nosso Estado, nossas riquezas e não deixaremos de fazer isto", afirmou Putin em seu último discurso como presidente aos ministros.

Pela primeira vez desde 1990, carros de combate, lança-mísseis e outros equipamentos pesados participarão no desfile, como só acontecia na época soviética, quando a parada militar era usada como demonstração de força aos potenciais "agressores imperialistas".

Além disso, cresce a preocupação em Moscou com a situação na Abkhazia, território separatista da Geórgia, onde a Rússia aumentou seu contingente de 1.000 para 3.000 homens acusando o governo georgiano de preparar uma operação militar.

A Abkhazia, respaldada por Moscou, afirmou no domingo ter derrubado dois aviões sem piloto georgianos, informação negada por Tbilisi. Em 20 de abril, a Geórgia acusou a Rússia de ter derrubado um de seus aviões sem piloto que sobrevoava a região, aumentando ainda mais a tensão.

vl/fp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG