Rússia lembra vitória sobre nazistas e faz advertências a inimigos

O presidente russo, Dmitri Medvedev, declarou neste sábado em Moscou, durante um desfile militar que celebrava o 64º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, que qualquer agressão contra a Rússia será objeto de uma resposta digna de seu nome.

AFP |

"Estamos seguros de que qualquer agressão contra nossos cidadãos será objeto de uma resposta digna de seu nombre", declarou Medvedev diante de milhares de militares reunidos na Praça Vermelha.

"A vitória sobre o fascismo é um exemplo e uma lição para todo o mundo, que é atual no momento em que alguns estão dispostos a iniciar um conflito militar", completou.

As declarações foram feitas no momento em que persiste a tensão entre a Rússia e a antiga república soviética da Geórgia. Os dois países se enfrentaram em agosto do ano passado em uma guerra pelo controle da Ossétia do Sul, um território separatista pró-Moscou deste pequeno país do Cáucaso.

A cerimônia teve início com 10.000 soldados formados diante da tribuna oficial, na qual estavam Medvedev e o primeiro-ministro Vladimir Putin.

O aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial teve muitos desfiles militares em várias cidades russas, como acontece a cada 9 de maio. A guerra na Europa terminou oficialmente no dia 8 de maio de 1945 às 23H00, horário da Alemanha. Em consequência do fuso horário já era 9 de maio na Rússia.

bfi/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG