Rússia lembra Dia da Cosmonáutica

Moscou, 12 abr (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, felicitou hoje os especialistas da indústria espacial russa pelo Dia da Cosmonáutica e qualificou o voo do primeiro homem ao espaço há 48 anos de nova era no desenvolvimento da civilização.

EFE |

"A conquista do espaço é uma das páginas mais brilhantes e inesquecíveis da história do século XX", afirmou Medvedev, e acrescentou que "o voo do (cosmonauta russo) Yuri Gagarin em 12 de abril de 1961 abriu uma nova era no desenvolvimento da civilização".

"Dar o primeiro passo no espaço foi conseguido graças ao talento de nossos projetistas e a coragem de nossos cosmonautas. Estamos, com todo o direito, orgulhosos de que este progresso científico e técnico tenha sido alcançado precisamente em nosso país", assinalou.

Em uma nota de felicitação divulgada pelo serviço de imprensa do Kremlin e citada pelas agências russas, Medvedev ressaltou que "o desenvolvimento da indústria espacial foi e continuará sendo uma prioridade da política do Estado".

"As conquistas econômicas e a competitividade de nosso país, o desenvolvimento da ciência e a segurança da Rússia dependem de forma direta de seu eficiente trabalho", disse.

Segundo o presidente, "é preciso destinar grande atenção à modernização da indústria espacial, à renovação de seu potencial técnico-científico e ao desenvolvimento da pesquisa fundamental e aplicada".

"Estou convencido de que a experiência única e o conhecimento de nossos especialistas, a implementação de programas nacionais e internacionais consolidarão o papel principal da Rússia na prospecção do espaço e nos voos pilotados, e multiplicará as conquistas no mercado internacional dos serviços espaciais", disse.

Os tripulantes da 19ª missão na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), o russo Gennady Padalka, seu colega da Nasa Michael Barratt e o astronauta japonês Koichi Wakata também receberam felicitações, em uma sessão direta com a Terra. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG