Rússia instala mísseis na Ossétia do Sul

A Rússia instalou várias plataformas de lançamento de mísseis táticos SS-21, capazes de atingir a capital georgiana, e levou veículos de apoio para a Ossétia do Sul, informou neste domingo a versão online do jornal The New York Times.

AFP |

Citando fontes anônimas, o NYT afirma que as posições de lançamento estão ao norte de Tskhinvali, capital da Ossétia do Sul.

As forças russas mantinham suas posições ao longo da estrada entre Tbilisi e Gori, incluindo um posto de controle em Igoeti, a 30 km da capital.

Uma coluna de veículos russos, entre os quais 25 tanques, foi vista estacionada nas cercanias de Gori. Um soldado russo disse à AFP que estas são tropas de manutenção de paz, e que ficariam na Ossétia.

O New York Times, no entanto, escreve que tropas de elite russas estão sendo posicionadas na região ou se preparando para novas manobras.

O jornal diz ainda que, para o Pentágono, as ações russas têm como objetivo desencorajar a aceitação da Geórgia pela Otan, e não são vistas como indícios de que a Rússia planeje tomar Tbilisi.

mk/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG