Rússia expulsa dois militares de embaixada, dizem EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira que dois adidos militares americanos receberam ordens das autoridades da Rússia para deixar a embaixada americana em Moscou.

BBC Brasil |

A expulsão dos adidos militares americanos ocorre após dois diplomatas russos terem sido expulsos de Washington, um deles em novembro de 2007 e outro, em 22 de abril.

Segundo o correspondente da BBC em Moscou, Richard Galpin, o anúncio foi feito pelo Departamento de Estado americano, em Washington.

O governo americano acrescentou que, apesar de discordar da ordem, vai obedecer. O Ministério do Exterior russo não comentou o incidente.

Abril

Um porta-voz do Departamento de Estado americano informou que a expulsão dos dois adidos militares da embaixada em Moscou foi decidida no final de abril.

Ainda não se sabe a razão do incidente ter sido divulgado apenas nesta quinta-feira.

A notícia sobre a expulsão é divulgada em um momento delicado: no dia seguinte à posse do novo presidente russo, Dmitry Medvedev, e no dia da confirmação do ex-presidente Vladimir Putin como novo primeiro-ministro.

Autoridades americanas não revelaram o motivo da expulsão e não disseram se os militares já retornaram para os Estados Unidos.

    Leia tudo sobre: estados unidos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG