Rússia expressa satisfação com extensão da missão da OSCE na Geórgia

Moscou, 14 fev (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia expressou hoje satisfação com a decisão da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) de prorrogar o mandato da missão de observadores militares nas regiões próximas à Ossétia do Sul.

EFE |

Na quinta-feira, a organização decidiu prolongar o mandato da missão de 20 observadores militares que mantém no território georgiano próximo à região separatista da Ossétia do Sul, que a Rússia reconhece como Estado independente.

"Uma das tarefas-chave dos observadores deve ser o acompanhamento da situação nas regiões fronteiriças da Geórgia com a Ossétia do Sul e informar desta aos países-membros da OSCE", segundo fontes do ministério citadas pelas agências locais.

A diplomacia russa informou que os observadores militares da OSCE devem verificar se a Geórgia cumpre suas obrigações de retirar suas tropas aos lugares onde devem permanecer conforme os acordos que colocaram fim ao conflito de agosto do ano passado.

"Devido à complexa situação de segurança nas regiões da Geórgia contíguas com a Ossétia do Sul, Moscou considera que a decisão (da OSCE) é importante e oportuna", acrescentaram as fontes.

O trabalho dos observadores militares da OSCE foi prorrogado até 30 de junho. EFE bsi/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG