evitar catástrofe humana - Mundo - iG" /

Rússia exige fim de ataques a Gaza e medidas para evitar catástrofe humana

Moscou, 4 jan (EFE).- A Rússia expressou hoje sua extrema preocupação pela situação na Faixa de Gaza e exigiu que a violência seja detida para evitar uma catástrofe humana no território palestino.

EFE |

"A nova e perigosa fase de escalada do enfrentamento armado após o início da operação terrestre de Israel em Gaza suscita extrema preocupação", declarou o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Andrei Nesterenko.

Na opinião de Moscou, "é preciso pôr fim com urgência aos sofrimentos da população civil de ambos os lados, deter o derramamento de sangue e garantir o cessar-fogo entre ambas as partes".

"Outras das tarefas mais urgentes são evitar uma catástrofe humana de grande escala na Faixa de Gaza, suspender seu bloqueio e abrir os postos de controle" na fronteira com Israel, disse o porta-voz da Chancelaria.

A Rússia dará continuidade a seus esforços por conseguir estes objetivos no Conselho de Segurança da ONU, no Quarteto de Madri e em contatos com outras partes interessadas, acrescentou o funcionário.

Nesterenko destacou que o vice-ministro de Assuntos Exteriores e representante especial do Kremlin para o Oriente Médio, Aleksandr Saltanov, partiu hoje para a região do conflito, onde dever realizar consultas urgentes sobre a situação entre palestinos e israelense.

Saltanov manterá negociações com líderes de Israel, da Autoridade Nacional Palestina e da Síria sobre a situação na Faixa de Gaza, invadida ontem à noite pelas tropas israelenses após vários dias de bombardeios maciços. EFE se/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG