Rússia está fazendo um jogo muito perigoso, diz Rice

Washington, 18 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse hoje que a Rússia está fazendo um jogo muito perigoso com os Estados Unidos e seus aliados, e assegurou que os membros da Otan não permitirão que alcance seu objetivo de enfraquecer a democracia na Geórgia.

EFE |

Rice disse ainda que os EUA e seus parceiros estão "decididos" a evitar que a Rússia alcance esse "objetivo estratégico" na Geórgia e em outras nações da região.

As declarações da secretária de Estado americana aconteceram durante a viagem que a levou a Bruxelas, onde assistirá na terça-feira à reunião extraordinária da Otan sobre a Geórgia.

Rice advertiu também que qualquer tentativa da Rússia de recriar a Guerra Fria na Europa e em antigas repúblicas soviéticas e estados satélites fracassará.

"Não permitiremos que a Rússia crie uma nova linha (de separação) nos estados que ainda não são integrados na estrutura transatlântica como Geórgia e Ucrânia", afirmou a responsável da diplomacia americana.

Rice disse não saber o que os ministros de Exteriores dos 26 países-membros da Otan decidirão na terça-feira em sua reunião extraordinária, mas antecipou que discursarão "com uma só voz" para "ressaltar claramente que não aceitam essa nova separação". EFE cae/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG