mais realista de Obama no Oriente Médio - Mundo - iG" /

Rússia espera política mais realista de Obama no Oriente Médio

Moscou, 29 dez (EFE).- O ministro de relações Exteiores da Rússia, Serguei Lavrov, se disse hoje confiante de que a política do futuro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Oriente Médio seja mais realista que a de seu antecessor.

EFE |

"Espero que com Obama a política americana, e não só em relação ao Oriente Médio, mas no mundo em geral, seja mais realista", assinalou Lavrov em entrevista ao canal de notícias "Vesti-24".

Lavrov afirmou que Washington "deve fazer um uso mais insistente e eficiente de seus recursos na região para convencer as partes a entrarem em acordo".

"Pelo menos o lema sob o qual Obama recebeu o apoio da maioria de eleitores durante as eleições se fundava na necessidade de mudanças", apontou.

O chefe da diplomacia russa ressaltou que "todos os países do mundo esperam que haja mudanças na política externa americana".

"Ainda não sabemos quem se encarregará do Oriente Médio na nova administração. Mas, segundo algumas declarações, serão profissionais que já se ocuparam deste assunto durante a administração de Clinton", disse.

Lavrov insistiu em que "não há alternativa ao diálogo entre israelenses e palestinos" e negou que esteja "moribundo" o processo aberto em novembro de 2007 na conferência internacional de Annapolis (base militar americano).

Moscou, o único membro do Quarteto de mediadores que não considera o Hamas uma organização terrorista, acredita que com esse fim será muito importante a realização em Moscou na primeira metade de 2009 de uma conferência internacional sobre o Oriente Médio. EFE io/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG