Rússia espera entrar na OMC até o fim do ano (chancelaria)

A Rússia espera se unir à Organização Mundial do Comércio (OMC) até o final de 2009, declarou nesta quinta-feira o vice-ministro russo das Relações Exteriores, enquanto representantes de Moscou e Washington tentam acelerar as negociações para a admissão do país.

AFP |

"Gostaríamos muito de completar o processo até o fim do ano", disse o vice-chanceler Alexander Yakovenko, à margem do Fórum Econômico de San Petersburgo, que começou nesta quinta. "Este é nosso desejo e nossa intenção", declarou à AFP.

Os Estados Unidos apóiam a idéia de que a Rússia passe a fazer "parte do sistema de comércio mundial baseado em normas, a OMC", afirmou o representante de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk.

"Para nós, a posição dos Estados Unidos é muito importante", comentou por sua vez o vice-chanceler russo.

No Fórum, tanto Kirk como o primeiro vice-ministro russo, Igor Shuvalov, se disseram esperançosos de que os esforços do presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, e dos Estados Unidos, Barack Obama, para melhorar os laços bilaterais favoreçam as aspirações russas de ingressar na OMC.

Já a ministra russa de Desenvolvimento Econômico, Elvira Nabiulina, se reuniu com a comissária européia de Comércio Catherine Ashton, e ambas concordaram que a integração da Rússia à OMC seja feita "antes do fim do ano".

Após longas e complicadas negociações, o processo de integração russa foi interrompido em agosto de 2008 por Washington e Moscou, devido à intervenção militar russa na Geórgia.

pool-as/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG