Nargis - Mundo - iG" /

Rússia envia segundo avião com ajuda humanitária para vítimas do Nargis

Moscou, 11 mai (EFE).- A Rússia enviou hoje um segundo avião com ajuda humanitária para as vítimas do ciclone Nargis em Mianmar (antiga Birmânia), informou o Ministério de Situações de Emergência russo.

EFE |

Uma aeronave partiu hoje do aeroporto de Ramenskoye, nos arredores de Moscou, com destino a Mianmar, confirmou um porta-voz ministerial à agência "Itar-Tass".

A ajuda humanitária inclui alimentos - conservas de carne e peixes, e açúcar -, remédios, tendas de campanha e cobertores.

O Ministério de Situações de Emergência enviou na sexta-feira um avião de transporte com carga humanitária para os afetados pelo "Nargis".

No total, a Rússia enviou 60 toneladas de produtos e artigos de primeira necessidade ao país asiático.

Até o momento, a Junta Militar admitiu a existência de mais de 23 mil vítimas fatais, 37 mil desaparecidos e 1,5 milhão de desabrigados no sul do país por causa do ciclone.

No entanto, o último relatório do Escritório de Assistência Humanitária (Ocha) da ONU eleva o número de mortos a entre 63 mil e 102 mil, para 220 mil o de desaparecidos e para quase 2 milhões a quantidade de desabrigados.

A Rússia nunca condenou as autoridades birmanesas pela repressão aos monges e à oposição, e vetou qualquer tentativa de o regime ser sancionado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. EFE io/wr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG