Rússia envia dois navios de guerra ao Golfo de Áden

Moscou, 16 jan (EFE).- A Rússia enviou hoje dois navios de guerra de sua Frota do Mar Negro ao Golfo de Áden para reforçar a segurança da navegação marítima nessa área, informaram fontes do Ministério da Defesa russo.

EFE |

Um porta-voz dessa pasta disse à agência oficial "RIA Novosti" que os navios de desembarque "Jamal" e "Azov" zarparam hoje de Sebastopol, porto ucraniano onde a Frota do Mar Negro russa tem sua base principal.

"Em breve, cruzarão os estreitos do Bósforo e de Dardanelos, e depois, através do Canal de Suez, se dirigirão à costa da Somália para lutar contra os piratas locais", disse a fonte.

Atualmente, as águas próximas à Somália são patrulhadas por cerca de 20 navios de guerra de vários países, que participam de uma operação internacional contra a pirataria na região.

Em dezembro passado, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução para combater a pirataria junto à Somália, que permite atacar as bases dos piratas no território desse país com autorização do Governo somali.

Em 2008, 111 navios foram atacados e 42 sequestrados pelos grupos de piratas nas águas do Golfo de Áden. EFE bsi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG