hegemonia americana - Mundo - iG" /

Rússia envia aviões à Venezuela e desafia hegemonia americana

A Rússia anunciou nesta segunda-feira a intenção de enviar à Venezuela aviões de luta antisubmarina, em mais uma demonstração de seu desejo de desafiar a hegemonia norte-americana.

AFP |

Moscou também enviará a Caracas um navio de propulsão nuclear e um navio de luta anti-submarina.

"Isso será obviamente interpretado como um aumento da tensão (entre Estados Unidos e Rússia), o que é preocupante", comentou Thomas Gomart, do Instituto francês de Relações Internacionais (IFRI).

Apesar de sua vitória militar, "os russos saíram enfraquecidos da crise georgiana, tendo recebido o apoio de poucos países, como a Venezuela e a Síria", explicou.

"Eles podem transformar as convergências diplomáticas em uma intensificação da cooperação militar" com estes países, declarou.

Para Gomart, a iniciativa de Moscou "corresponde a dois objetivos: contestar, cada vez mais abertamente, a hegemonia americana, e apoiar os movimentos de nacionalização das políticas energéticas encarnados pelo presidente venezuelano Hugo Chávez".

Segundo o analista Matthew Clement, "o envio temporário de um número reduzido de aviões" à Venezuela tem um significado "essencialmente simbólico".

Para Clement, a Rússia não pretende voltar à Guerra Fria, mas enviar a mensagem de que se os ocidentais atuarem em sua esfera de influência, ela poderá fazer o mesmo.

Leia mais sobre Venezuela

    Leia tudo sobre: rússiavenezuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG