Rússia envia ajuda humanitária a sérvios de Kosovo

O primeiro lote enviado pela Rússia em auxílio à minoria sérvia de Kosovo chegou hoje a Belgrado. A ação é vista como uma demonstração de apoio de Moscou à Sérvia na disputa que o país trava contra a independência de Kosovo.

Agência Estado |

"Este é um grande dia para nós", disse o ministro do governo sérvio encarregado de Kosovo, Slobodan Samardzic. Ele foi receber o carregamento em um aeroporto de Belgrado. "É um grande auxílio, isso representa apoio material e moral", avaliou.

O ministro de Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, afirmou anteriormente que a Rússia não reconheceria a independência de Kosovo. A província se declarou independente da Sérvia em fevereiro e já recebeu apoio de várias nações ocidentais - entre elas os Estados Unidos. O auxílio russo inclui 40 toneladas de comida enlatada, comida para bebês, arroz e açúcar. Samardzic disse que outros três carregamentos, incluindo mais auxílio em comida e medicamentos, devem chegar em 10 de abril. Há aproximadamente 100 mil sérvios vivendo em Kosovo. A população total da área gira em torno de 2 milhões de pessoas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG