Rússia encoraja Síria e Israel a prosseguir com negociações de paz

Moscou, 26 dez (EFE).- A Rússia elogiou hoje a disposição de Israel e Síria de avançar em um diálogo de paz e pediu ao Estado judeu para que ponha fim à ocupação de territórios sírios em prol da segurança regional.

EFE |

"Semelhante vontade só merece ser aplaudida", disse o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores russo, Andrei Nesterenko, ao comentar a disposição anunciada por dirigentes sírios e israelenses de intensificar o diálogo em prol de um acordo de paz.

Acrescentou que "Síria e Israel devem criar condições para o desenvolvimento estável e seguro de todos os países da região".

O presidente sírio, Bashar al-Assad, não descartou na última segunda-feira que as negociações de paz indiretas entre seu país e Israel se transformem posteriormente em diretas, e considerou que "não se pode conseguir a paz só por meio de negociações indiretas".

As conversas políticas indiretas entre Israel e Síria iniciadas em maio deste ano foram suspensas depois de o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, ter anunciado sua demissão em setembro passado, pressionado por várias denúncias de corrupção.

As declarações de Assad ocorreram cinco dias depois que Olmert - que ocupa o posto de chefe interino do Executivo até que Israel realize eleições gerais em 10 de fevereiro próximo - afirmou acreditar que "a paz entre Israel e Síria é possível". EFE si/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG