Rússia elogia pacto que estipula prazo à presença dos EUA no Iraque

Moscou, 5 dez (EFE).- A Rússia elogiou hoje o pacto de segurança assinado recentemente por Washington e Bagdá que estipula prazos à presença das tropas dos Estados Unidos no Iraque.

EFE |

"Só podemos aplaudir o cronograma da retirada das tropas americanas do Iraque contido nesse documento", declarou a Chancelaria russa, ao lembrar que a "Rússia se pronunciou a favor disto desde o começo da invasão dos EUA, em 2003".

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores russo, Andrei Nesterenko, ressaltou que "a retirada paulatina das tropas estrangeiras do Iraque será uma importantíssima condição para a normalização da situação no país".

"Defendemos firmemente que os iraquianos decidam por si sós seu futuro, administrem as riquezas de seu país e construam um Estado territorialmente íntegro e democrático, como grande fator à estabilidade de toda a região".

O pacto de segurança regulará a partir de janeiro de 2009 a presença militar americana no Iraque, quando termina o mandato concedido pelo Conselho de Segurança da ONU.

O acordo permitirá aos soldados dos EUA permanecer no país árabe até o fim de 2011, mas eles terão de deixar as cidades iraquianas antes do final do primeiro semestre de 2009. EFE se/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG