Rússia elogia acordo de retirada de tropas dos EUA do Iraque

Moscou, 19 jul (EFE) - A Rússia elogiou hoje o acordo verbal alcançado pelos Estados Unidos e o Iraque para a retirada das tropas americanas do país, o que contribuirá para estabilizar a situação e reforçar a segurança na região. A Rússia sempre apoiou a idéia de estabelecer prazos para a saída das tropas, o que será um elemento-chave para desbloquear a crise iraquiana, assinala um comunicado do Ministério de Exteriores russo. A Chancelaria russa considerou que, caso seja confirmado o estipulado na sexta-feira pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, seriam abertas grandes possibilidades para conseguir a conciliação nacional no Iraque.

EFE |

"Esperamos que o acordo que saia das negociações entre Washington e Bagdá satisfaça a necessidade de garantir a soberania e a integridade territorial do Iraque", destacou.

A Rússia qualificou em várias ocasiões de "ocupação" as tropas estrangeiras presentes no Iraque desde a invasão comandada pelos EUA em 2003.

Em entrevista que a revista alemã "Der Spiegel" publicará na segunda-feira, Maliki respalda os planos do aspirante democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, de retirar os soldados americanos do Iraque em um prazo de 16 meses. EFE io/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG