Rússia e Venezuela preparam acordo armamentista

São Petersburgo (Rússia), 15 ago (EFE).- A Rússia e a Venezuela preparam novos acordos de cooperação nos setores técnico-militar, petrolífero e bancário, que serão discutidos na próxima visita do presidente venezuelano, Hugo Chávez, à Russia, em setembro.

EFE |

"A Rússia e a Venezuela poderão assinar novos contratos de provisões de armas, se os líderes de Estado dos dois países chegarem ao acordo", declarou hoje o vice-primeiro-ministro russo, Igor Sechin, em entrevista coletiva conjunta com o vice-presidente venezuelano, Ramón Carrizález.

Nos últimos meses, Sechin realizou várias viagens à Venezuela, para impulsionar as trocas bilaterais.

Sobre a possibilidade de Moscou vender tanques de combate a Caracas, o vice-primeiro-ministro russo respondeu que "se Chávez disse, é porque vai acontecer", mas afirmou que decisões de tal alcance são tomadas "pelos líderes de Estado".

Carrizález destacou que seu Governo "tem o pleno direito de garantir a segurança de nosso país, de nossas fronteiras e de nosso povo" e de "fazer as compras necessárias para isso".

Carrizález chegou a São Petersburgo na quinta-feira, para participar da reunião da comissão intergovernamental de cooperação e preparar a visita do presidente Chávez à Rússia, que acontecerá em setembro.

No dia 5 de agosto, Chávez anunciou que prevê assinar "um acordo importante sobre armamento", no mês que vem, na Rússia.

"Será um conjunto de acordos, não só de armas, mas um acordo sobre todo tipo de armamento para aumentar nossa capacidade militar operacional, a de nossos sistemas defensivos, de nossa defesa antiaérea", entre outros aspectos, disse.

O líder venezuelano justificou a necessidade do novo acordo militar com a Rússia pela "ameaça" que, segundo sua opinião, representa para a Venezuela e para outras nações sul-americanas o pacto negociado entre a Colômbia e os Estados Unidos para permitir o uso de sete bases militares colombianas por soldados americanos. EFE ak-mb/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG