Rússia e UE discutem crise e segurança em cúpula

Khabarovsk (Rússia), 22 mai (EFE).- A 23ª Cúpula União Europeia-Rússia começou hoje na cidade russa de Khabarovsk, no extremo leste do país, com uma reunião na qual as duas partes discutirão sobre crise econômica, energia e segurança europeia, entre outros assuntos.

EFE |

O presidente russo, Dmitri Medvedev, manifestou na abertura da reunião sua esperança de que estas conversas permitam às duas partes "entender melhor as tarefas de cooperação entre a UE e Rússia".

O encontro começou ontem à noite (local) com um jantar informal oferecido pelo governante russo à delegação liderada por seu colega tcheco e presidente rotativo da UE, Vaclav Klaus, em uma residência de campo.

Neste primeiro encontro, os dois lados comentaram de maneira "relaxada e informal" sobre a crise econômica, disse a comissária de Relações Exteriores e Política de Vizinhança europeia, Benita Ferrero-Waldner.

Hoje, as delegações discutirão a cooperação entre Rússia e UE dentro do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) e a implementação de acordos anteriores, informou o assessor de política externa do Kremlin, Serguei Prikhodko.

Rússia e UE também pretendem discutir hoje as perspectivas de cooperação em matéria energética e, especialmente, a proposta russa para a criação de uma nova base legal internacional de cooperação neste assunto, acrescentou.

Os dois lados vão falar ainda sobre a proposta da Rússia de criação de um novo sistema de segurança europeia, que vá além da hegemonia da Otan.

Além disso, a Rússia quer debater o apoio do Ocidente à política do presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, e também as responsabilidades da UE na política externa de cada um de seus países-membros.

Ainda no âmbito internacional, os dois lados devem trocar opiniões sobre os conflitos na Europa, como a situação no Chipre e Kosovo, e os problemas relativos a Moldávia e Transnístria. EFE egw/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG