Rússia e Geórgia retomam negociações sobre conflito armado

Genebra, 19 mai (EFE).- Rússia e Geórgia retomaram nesta terça-feira as conversas sobre o conflito armado protagonizado há alguns meses pelos dois países.

EFE |

Na segunda-feira, a delegação russa chegou a deixar a mesa de negociações. Porém, segundo os mediadores, as conversas estão sendo "as mais profundas e substanciais" até o momento.

O representante da União Europeia (UE), Pierre Morel, disse que as negociações foram produtivas, após as "dificuldades" registradas ontem, primeiro de dois dias de reuniões.

Os dois países reafirmaram o compromisso com o mecanismo que acordaram na última reunião, em fevereiro, sobre a prevenção e resolução pacífica de incidentes.

A delegação da Rússia justificou ontem seu abandono da reunião com a retirada da mesa dos representantes da Ossétia do Sul e com a ausência da delegação da Abkházia, que decidiu não viajar a Genebra.

Estes são territórios separatistas que a Rússia reconhece como independentes contra a vontade da Geórgia, que os considera parte de seu território.

Morel afirmou em coletiva de imprensa que o compromisso firmado entre Rússia e Geórgia "é o melhor meio para responder de uma maneira adequada e rápida a incidentes no terreno".

Durante as reuniões de hoje, dois grupos de trabalho trataram de assuntos como segurança, estabilidade e problemas humanitários.

Os dois países se comprometeram a revisar os documentos apresentados no encontro, e a transmitir suas posições antes da próxima reunião, marcada para 1º de julho, em Genebra. EFE is/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG