Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Rússia e Geórgia pedem a órgãos que criem mecanismo para prevenir incidentes

Genebra, 19 nov (EFE).- Rússia, Geórgia e as regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia encomendaram aos mediadores internacionais das discussões de Genebra que elaborem um mecanismo para evitar conflitos e incidentes no terreno enquanto se procura uma regra permanente.

EFE |

Todos os participantes reconheceram que "a situação de segurança no terreno é muito insatisfatória... Pediram à ONU e à UE para fazer uma proposta concreta sobre um mecanismo para evitar incidentes", disse o diplomata francês Pierre Morel, em nome da UE, em entrevista coletiva.

Após terminar hoje a segunda reunião para solucionar o conflito russo-georgiano por causa das regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia, Morel disse que estas "entraram em uma etapa plenamente operacional".

Ao contrário da primeira reunião em Genebra há um mês, "todos os participantes se encontraram diretamente", acrescentou o diplomata.

As conversas de Genebra são co-presididas pelo representante europeu Morel, por Johan Verbeke, delegado da ONU, e pelo enviado especial da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (Osce), Heikki Talvitie.

Os três estiveram de acordo em assinalar que as reuniões de hoje foram "um bom passo adiante".

Um dos acordos alcançados foi o de adiar a resolução dos assuntos políticos difíceis - como o do status da Ossétia do Sul e da Abkházia, as regiões separatistas georgianas reconhecidas como independentes por Moscou - para se concentrar na solução dos assuntos urgentes.

Estes se resumem em dois: a segurança no terreno e os milhares de deslocados pelo conflito de agosto.

A reunião de hoje, por isso, aconteceu em dois grupos de trabalho dedicado a estes dois assuntos.

"Sobre o primeiro assunto, apresentaremos em breve um documento sobre o mecanismo de prevenção, e sobre o segundo, vão continuar as visitas ao terreno para avaliar as necessidades dos deslocados especialmente no inverno (hemisfério norte)".

Na reunião de hoje, as delegações da Geórgia e da Rússia foram lideradas por seus respectivos vice-ministros de Assuntos Exteriores da Geórgia, Giorgi Bokeria e Grigori Karassin. EFE vh/ma

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG