Rússia e Geórgia iniciam 4ª rodada de conversas desde conflito

Genebra, 17 fev (EFE).- A Rússia e a Geórgia iniciarão na tarde de hoje em Genebra a quarta rodada de conversas que mantêm desde o conflito que travaram em agosto do ano passado com o objetivo de solucionarem os problemas mais urgentes provocados por este episódio armado, como a situação de deslocados e refugiados.

EFE |

O confronto armado entre os dois países explodiu quando a Geórgia lançou uma operação surpresa para tentar recuperar o território da Ossétia do Sul, que estava e continua sob o controle "de fato" da Rússia, o que provocou uma dura contra-ofensiva desta última.

Além dos enviados de Rússia e Geórgia também está prevista a participação na reunião de representantes das entidades separatistas de Ossétia do Sul e Abkházia, mas a título informal, pois o Governo georgiano não reconhece sua autoproclamada independência.

Facilitarão o diálogo delegados de União Europeia (UE), Nações Unidas e Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que atuam como mediadores.

Na última reunião, realizada em dezembro, os mediadores disseram que haviam superado as questões de procedimento e entraram em temas substanciais.

No entanto, nesta oportunidade não se conseguiu definir o mecanismo desejado para prevenir e solucionar eventuais incidentes, nem se estabeleceram medidas concretas em favor das vítimas do conflito, os dois objetivos fundamentais do processo.

A Rússia afirmou que manterá seu Exército nas repúblicas independentista enquanto considerar necessária sua presença para proteger as populações dos dois territórios.

Por outro lado, a Geórgia manteve um tom de acusação diante das autoridades russas, às quais responsabiliza de bloquear os acordos que são negociados em Genebra. EFE is/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG