Genebra, 18 fev (EFE).- A quarta rodada de negociações entre Rússia e Geórgia terminou pela primeira vez com um resultado concreto, do acordo por consenso sobre um mecanismo de prevenção e resolução de conflitos.

"O mecanismo foi criado para apoiar a paz, a estabilidade e a segurança; para prevenir, e, se for necessário, responder aos incidentes que podem causar sofrimento à população civil ou quando houver risco de deterioração da situação", diz o texto do acordo firmado hoje.

As negociações -com mediação de União Europeia, Nações Unidas e Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE)- se estabeleceram após o conflito que de agosto do ano passado, após a ofensiva georgiana no território separatista da Ossétia do Sul, que foi respondida pela Rússia com outros ataques.

O mecanismo firmado estabelece que Rússia e Geórgia se reunirão pelo menos uma vez por semana, ou mais, se for necessário.

Além disso, haverá uma linha telefônica direta entre as partes, aberta 24 horas, para poder resolver o mais rapidamente possível quaisquer conflitos que possam acontecer.

O mecanismo também tem como objetivo investigar os incidentes, dar cobertura de segurança às instalações e infraestrutura mais vitais, responder às atividades criminosas e garantir a distribuição de ajuda humanitária. EFE mh/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.