Rússia e EUA: sem acordo sobre desarmamento em documento marco (fonte russa)

Rússia e Estados Unidos não conseguiram chegar a um acordo para a elaboração de um documento marco para a redução de armas estratégicas que os presidentes dos dois países, Dimitri Medvedev e Barack Obama, deveriam assinar na segunda-feira, indicou uma fonte diplomática russa à agência Interfax.

AFP |

"Posso confirmar que não chegaram a um acordo sobre este documento", disse a fonte.

O conselheiro diplomático do Kremlin, Serguei Prijodko, havia informado na sexta-feira que Medvedev e Obama assinarão na segunda uma declaração sobre os objetivos quantitativos de redução de seus arsenais estratégicos, um dos temas mais emblemáticos das relações bilaterais russo-americanas desde os anos 70 e 80.

O tratado START I, assinado meses antes da queda da União Soviética, em 1991, que conduziu a uma redução dos arsenais estratégicos dos dois países de 10.000 para menos de 6.000 ogivas nucleares, expira no dia 5 de dezembro de 2009.

Em 2002, Washington e Moscou assinaram o tratado SORT, cuja previsão é reduzir para entre 1.700/2.200 o número de ogivas antes de 2012.

Em abril deste ano, Medvedev e Obama concordaram em reduzir seus arsenais a números ainda mais baixos que os estipulados pelo SORT.

neo/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG