Rússia diz que reator nuclear no Irã ficará pronto em agosto

BUENOS AIRES (Reuters) - Um reator nuclear que está sendo construído pela Rússia na usina iraniana de Bushehr deve ser aberto em agosto, disse nesta quarta-feira o chefe da corporação nuclear estatal russa. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, criticou os planos da Rússia de iniciar a estação de energia nuclear, dizendo ser prematuro sem garantias maiores sobre o programa nuclear de Teerã.

Reuters |

"A inauguração está marcada para agosto. Estamos dentro do planejado", disse a repórteres Sergei Kiriyenko, chefe da Rosatom Corp, durante visita à Argentina.

"Bushehr não ameaça o regime de não proliferação em nenhuma maneira. Ninguém tem temor nenhum sobre Bushehr", afirmou, dizendo que quaisquer potenciais sanções conta a República Islâmica sobre seu programa nuclear "não têm nada a ver com Bushehr".

A Rússia concordou em construir um reator de 1.000 megawatts em Bushehr há 15 anos mas atrasos têm atingido o projeto de 1 bilhão de dólares. Esta será a primeira usina nuclear do Irã.

(Reportagem de Denis Dyomkin)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG