Rússia diz que não posicionará mísseis até conferência da OSCE

Nice (França), 14 nov (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou nesta sexta que todos devem se abster de adotar medidas unilaterais - em referência ao posicionamento de mísseis russos em Kaliningrado - antes da realização de uma conferência da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) sobre a segurança na Europa em meados do próximo ano.

EFE |

A afirmação em entrevista coletiva após a Cúpula UE-Rússia realizada em Nice, na França.

Medvedev afirmou que "a Rússia jamais tomou decisões unilaterais" e acrescentou: "Todas as decisões das que falei são reação às medidas de alguns países europeus que sem consultar a ninguém chegaram a acordos", em referência aos pactos da Polônia e República Tcheca com os EUA para abrigar o escudo antimísseis.

A Rússia advertiu, no dia da eleição do futuro presidente americano, Barack Obama, que colocaria mísseis Iskander em Kaliningrado, caso o escudo fosse instalado.

O presidente russo agradeceu hoje ao seu colega francês e da liderança rotativa da UE, Nicolas Sarkozy, pelo "apoio" à idéia de uma conferência da OSCE para trabalhar "nas regras para um espaço pan-europeu de segurança".

Sarkozy já dissera que tinha proposto hoje a Medvedev uma cúpula da OSCE em meados de 2009, para tratar, junto aos EUA, de um novo marco de segurança para a Europa.

Sarkozy recebeu Medvedev hoje, no começo da cúpula UE-Rússia que tenta coordenar ao máximo sua posição sobre a crise econômica para a reunião do G20 em Washington, assim como para iniciar de novo as negociações para um acordo estratégico de associação bilateral.

"Não deveríamos falar mais de escudos ou de mísseis que não fornecem nada à segurança, mas complicam as coisas ou as fazem retroceder", acrescentou .

Na entrevista coletiva ao término da cúpula, Sarkozy acrescentou que "acertará a iniciativa com os amigos americanos". EFE jms-met/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG