sairá perdendo caso seja excluída - Mundo - iG" /

Rússia diz que G8 sairá perdendo caso seja excluída

Moscou - O Ministério de Assuntos Exteriores russo afirmou hoje que o Grupo dos Oito (G8) sairá perdendo caso a Rússia seja excluída do bloco por causa do conflito com a Geórgia.

EFE |

"O G8 perderá muito sem seu oitavo membro. Isso significaria revisar todo o trabalho do grupo no plano político e estratégico", disse Aleksandr Pankin, diretor do departamento de organizações internacionais do Ministério de Assuntos Exteriores russo, citado pela agência "Interfax".

"Não que o grupo não possa sobreviver sem a Rússia, mas porque o importante é ampliar o G8, já que oito países não são suficientes", acrescentou o diplomata.

Pankin indicou que por isso o bloco estuda agora "a possibilidade de adotar o formato 8+5".

"Se olharmos nosso papel nos últimos anos, pode ser que como doadores tenhamos uma participação modesta, mas como detentores de grandes quantidades de liquidez e de meios financeiros em bancos ocidentais, somos um jogador importante", disse.

Pankin lembrou que, "em parte, a Rússia ajudou ao lado de outros países que os EUA evitassem uma recessão maior, que poderia ter ocorrido se (esses meios financeiros) não estivessem em território americano, se não fossem depositados nos Estados Unidos".

Além disso, expressou sua esperança de que o grupo não adotará medidas para expulsar a Rússia.

"Atrair a China ao G8 será mais difícil do que expulsar a Rússia do bloco", afirmou.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou que a Rússia não teme uma possível exclusão do G8 devido a suas ações na Geórgia e o reconhecimento da independência das separatistas a Abkházia e Ossétia do Sul.

"Não tememos uma exclusão do G8. E digo mais, consideramos que o atual G8 não é capaz de solucionar certos problemas sem a participação de outros países", afirmou recentemente o presidente russo.

Leia mais sobre: G8

    Leia tudo sobre: g8

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG