Rússia diz que devolverá controle de cidade georgiana

Por Matt Robinson GORI, Geórgia (Reuters) - Forças russas disseram na quinta-feira que começarão a devolver o controle da cidade de Gori à Geórgia em breve, após os Estados Unidos pedirem que Moscou retire suas tropas e termine o conflito que já dura uma semana com a Geórgia.

Reuters |

Gori está estrategicamente localizada a 60 km a leste da capital Tbilisi, próxima à região separatista da Ossétia do Sul, e controla a principal estrada que liga o leste ao oeste da Geórgia.

'Por outros dois dias as tropas russas ficarão na região para... entregar o controle para as autoridades georgianas, depois disso partirão', disse o major-general russo Vyacheslav Borisov segundo agências de notícias do país.

Borisov falou a jornalistas em Gori, depois da Rússia negar na véspera que tinha tropas na cidade, apesar de correspondentes ocidentais afirmarem que viram tanques russos.

'A polícia da cidade começará a trabalhar oficialmente aqui e realizará outras tarefas para manter a segurança', disse Borisov.

A Geórgia acusou a Rússia mais cedo de violar o cessar-fogo ao levar tropas para Gori e permitir saques, o que Moscou nega.

'Houve conversas de que a cidade está destruída, de que houve saques', disse Borisov. 'Tudo está normal. Tem até eletricidade.'

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG