Rússia desiste de reunião da OTAN, mas diz que deseja diálogo

BRUXELAS (Reuters) - A Rússia disse à Otan nesta terça-feira que não participará de uma reunião com os comandantes militares da aliança no mês que vem, mas manterá os planos para retomar os laços políticos formais, disseram um diplomata russo e uma porta-voz da Otan. Nós adiamos o encontro dos chefes de estado-maior, disse um diplomata russo, referindo-se ao encontro planejado para 7 de maio entre os 28 países da Otan e a Rússia. Explicamos que devemos retomar o diálogo político antes da cooperação militar.

Reuters |

Na segunda-feira, o enviado russo à Otan advertiu que a Rússia desistiria do encontro se a aliança prosseguisse com os exercícios militares planejados na Geórgia, ex-república soviética.

A porta-voz da Otan, Carman Romero, disse que o representante militar russo não mencionou a Geórgia ao anunciar a decisão. Ela afirmou que o convite da Otan ao chefe do estado-maior russo permanecia válido, mas o lado russo explicou que Moscou preferia neste momento prosseguir as negociações com a Otan no nível político.

A Otan congelou as relações formais com a Rússia em protesto à intervenção russa na Geórgia no ano passado.

Apesar das diferenças que permanecem sobre a Geórgia, a Rússia e a Otan decidiram retomar o trabalho do conselho como parte das iniciativas para "apertar o botão de reset" nos laços entre Moscou e Washington, depois que o presidente norte-americano Barack Obama assumiu o poder.

A primeira reunião formal do conselho envolvendo embaixadores desde a retomada dos laços está marcada para 29 de abril e um encontro ministerial está planejado para 19 de maio.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, advertiu a Otan na semana passada que os exercícios militares planejados pela aliança na Geórgia a partir do mês que vem poderiam prejudicar as iniciativas para descongelar os laços com a Otan. Autoridades russas, porém, não enviaram nenhum sinal até o momento de que os encontros ministeriais e entre embaixadores estão sob risco.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG