Rússia critica falso anúncio de investida contra a Geórgia

Moscou, 15 mar (EFE).- A Chancelaria russa classificou hoje como uma provocação a falsa notícia emitida sábado por um canal de TV da Geórgia de que a Rússia havia invadido o país, o que gerou pânico entre os georgianos.

EFE |

"O provocador programa causou um claro prejuízo à segurança e à estabilidade da região, aumentando significativamente o nível de tensão em uma situação, já por si só, complicada", afirmou Andrei Nesterenko, porta-voz da Chancelaria russa.

O funcionário classificou como "vergonhosa" e "imoral" a atitude da emissora Imedi e pediu aos observadores europeus e à comunidade internacional que condenem o ocorrido.

"Na Geórgia, muitos acham que a provocação da Imedi não pôde ser feita sem o conhecimento das autoridades", acrescentou.

Nesterenko afirmou ainda que "o presidente da Geórgia (Mikhail Saakashvili) não escondeu que aprovava o escandaloso programa, cujo roteiro ele descreveu como 'o mais parecido com a realidade'".

No sábado, a Imedi surpreendeu os georgianos ao anunciar, em uma "reportagem especial", que o Exército russo tinha invadido o país, como no conflito de agosto de 2008 pelo controle da separatista Ossétia do Sul. A falta notícia dizia ainda que os combates aconteciam a menos de 30 quilômetros de Tbilisi.

A reportagem incluiu um comunicado sobre a suposta morte de Saakashvili e seu "desmentido", além do anúncio de uma mobilização diplomática no Ocidente e da passagem da oposição georgiana para o lado da Rússia.

A Imedi abriu a notícia com um breve aviso, que passou despercebido para grande parte da audiência: tudo não passava de uma reportagem fictícia sobre o que poderia acontecer "se a sociedade georgiana não permanecesse unida perante os planos da Rússia".

A exibição da reportagem coincidiu com um dos frequentes cortes nas linhas telefônicas, o que contribuiu para o pânico, principalmente perto da Ossétia do Sul. EFE io/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG