Rússia convocará conferência para reformar CEI

Moscou, 21 jan (EFE).- A Rússia anunciou hoje que convocará para março uma conferência extraordinária da pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que foi abandonada recentemente pela Geórgia, para realizar uma reforma.

EFE |

"Já comecei as consultas com os outros países-membros. Estamos recebendo informação dos líderes sobre como eles veem a modernização da CEI", disse Igor Shuvalov, vice-primeiro-ministro russo, segundo as agências russas.

Shuvalov lembrou que a organização, que reuniu após a queda da URSS 12 das 15 repúblicas ex-soviéticas, "não devia permitir a repetição do cenário iugoslavo".

"Já começamos o trabalho para ativar a cooperação econômica entre seus membros e já está preparada a minuta do acordo sobre zonas de livre-comércio", disse.

O funcionário acrescentou que uma das prioridades para os próximos anos é unificar a legislação para facilitar a circulação de capital por toda a região.

A Rússia reconhece que a CEI teve papel fundamental no "divórcio civilizado" entre a União Soviética e as repúblicas que a formavam, mas não se consolidou como uma organização internacional influente no mundo.

A Geórgia se transformou, em agosto de 2009, no primeiro país a abandonar a CEI, devido ao reconhecimento pelo Kremlin, um ano antes, da independência das regiões separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG