inaceitáveis acusações dos EUA sobre a Geórgia - Mundo - iG" /

Rússia considera inaceitáveis acusações dos EUA sobre a Geórgia

O embaixador russo na ONU qualificou neste domingo de totalmente inaceitáveis as reclamações dos Estados Unidos de que os militares russos na Geórgia lançaram campanha de terror.

AFP |

"Isto é totalmente inaceitável, em especial da boca de um representante de um país de cuja ação estamos a par no Iraque, no Afeganistão e na Sérvia", disse o representante russo na ONU, Vitaly Churkin.

O presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, insistiu por sua vez neste domingo que as tropas de seu país haviam sido retiradas da Ossétia do Sul, e apelou para uma intervenção diplomática dos Estados Unidos, pelo bem da "ordem do mundo".

Já o embaixador americano na ONU, Zalmay Khalilzad, acusou a Rússia de querer derrubar o governo georgiano, e citou uma conversa confidencial entre os ministros de Assuntos Exteriores dos Estados Unidos e da Rússia, que ocorreu mais cedo neste domingo.

Segundo Khalilzad, o colega russo, Vitaly Churkin, fez referência a comentários do chanceler russo, Sergei Lavrov, numa conversa com a secretária de estado americana, Condoleezza Rice, na qual sugeriu que o presidente da Geórgia "deve ir embora".

jit/pmh/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG