Rússia considera positivas conversas de EUA com Coreia do Norte

Moscou, 27 jul (EFE).- A Rússia considera um sinal positivo a disposição da Coreia do Norte de manter conversas com os Estados Unidos sobre a desnuclearização do país, afirmou hoje um alto cargo do Ministério de Assuntos Exteriores russo.

EFE |

"É um sinal de flexibilidade. É um movimento na direção certa", disse o diplomata russo à agência oficial "Itar-Tass" em condições de anonimato.

Ele acrescentou que quer acreditar que a declaração de Pyongyang mostra que "aumenta a compreensão de que não há alternativa às negociações".

"Partimos da base de que o formato (de seis lados) que tinha sido estabelecido era ótimo. Dificilmente vale a pena falar agora de mudar seus integrantes", disse o diplomata em alusão ao mecanismo integrado por EUA, Japão, China, Rússia e as duas Coreias.

"O não reatamento ou a renúncia às conversas de seis lados que houve não significa que não sejam possíveis outras negociações nesse mesmo formato", acrescentou.

O processo de seis lados, iniciado em 2003, está estagnado desde dezembro de 2008, devido a uma falta de consenso sobre a verificação da desnuclearização de Pyongyang. EFE bsi/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG