Rússia confirma participação ativa em resolução do conflito no Oriente Médio

Moscou, 7 out (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, confirmou hoje novamente a Israel que Moscou continuará com o desempenho de um papel construtivo e ativo no processo de solução do conflito no Oriente Médio.

EFE |

"Nossas relações se desenvolvem de forma positiva e estável, e isso é um dos fatores-chave para a resolução do conflito no Oriente Médio", ressaltou Medvedev durante seu encontro com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

O presidente russo disse que tinha intenção de abordar com Olmert as relações entre Rússia e Israel e questões internacionais, em particular o processo de regulação do conflito no Oriente Médio.

Qualificou de muito útil que os dois países mantenham o tradicional ciclo de negociações e ressaltou que as relações bilaterais se caracterizam por bases sólidas.

"Temos projetos humanitários importantes", acrescentou o presidente russo, segundo a agência "RIA Novosti".

Olmert destacou que "a Rússia é uma potência mundial e seu discurso, tanto em questões regionais quanto globais, é extraordinariamente importante, também do ponto de vista de Israel".

Declarou que esta é sua primeira reunião pessoal com Medvedev, com quem tinha mantido apenas várias conversas por telefone, "antes e após ter sido eleito presidente".

"Nossas relações com a Rússia são muito importantes", ressaltou.

O primeiro-ministro israelense expressou também sua esperança de que, durante o encontro, sejam abordadas todas as questões relativas à situação na região, a questão iraniana e as relações de Israel com os palestinos e a vizinha Síria. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG