Rússia comemora decisão da Otan de restabelecer relações

Moscou, 5 mar (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores russo comemorou a decisão tomada hoje pelos países da Organização do Tratado do Atlântico (Otan) de restabelecer as relações formais com a Rússia, suspensas após o conflito na Geórgia, em agosto do ano passado.

EFE |

"É um passo na direção correta, e constatamos com satisfação que na Otan se impôs o bom senso", disse o porta-voz adjunto da Chancelaria russa, Igor Liakin-Frolov.

O porta-voz acrescentou que esta decisão não deveria ser um passo "unilateral" da Otan, mas "uma decisão conjunta com a Rússia", segundo a agência "RIA Novosti".

"A suspensão do diálogo político com a parte russa foi um erro", disse o diplomata.

Os ministros de Assuntos Exteriores da Otan decidiram hoje, por unanimidade, retomar as relações formais com a Rússia, suspensas após o conflito com a Geórgia em agosto do ano passado pelo controle da região separatista da Ossétia do Sul.

"Os aliados decidiram retomar formalmente o Conselho Otan-Rússia", anunciou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jaap de Hoop Scheffer, em entrevista coletiva após a reunião.

A retomada de relações incluirá as reuniões ao mais alto nível e acontecerá "o mais rápido possível", após a cúpula da Aliança de chefes de Estado e de Governo que será realizada no início de abril, acrescentou. EFE si/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG