Rússia apoiará extensão da presença de tropas estrangeiras no país

Moscou, 20 out (EFE) - A Rússia apoiará no Conselho de Segurança da ONU o pedido do Iraque de prolongar a presença de tropas estrangeiras em seu território, anunciou hoje o ministro de Exteriores russo, Serguei Lavrov. Apoiaremos a solicitação do Iraque perante o Conselho de Segurança para prolongar o mandato das forças internacionais em seu território, afirmou Lavrov, citado pelas agências russas. O chanceler russo expressou sua convicção de que, na atual fase, falar de retirada de todas as tropas estrangeiras do Iraque seria incorreto. Neste momento, o importante é determinar os prazos deste processo. Discute-se 2011 e outros, disse.

EFE |

Além disso, respaldou as atuais negociações entre Iraque e Estados Unidos, que buscam definir o marco legal para a presença das tropas americanas.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, assegurou recentemente que os soldados americanos deixarão os centros urbanos até julho do próximo ano e acamparão nos arredores das cidades.

Entre os temas que estão pendentes nas negociações figura a possibilidade de que os soldados americanos gozem de imunidade no Iraque, um tema delicado no qual Washington insiste e no qual Bagdá parece resistir a aceitar.

A Rússia qualificou em várias ocasiões de "ocupação" as tropas estrangeiras presentes no Iraque desde a invasão comandada pelos EUA em 2003. EFE io/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG