Rússia aplaude planos de Hatoyama de estreitar contatos com líderes russos

Moscou, 31 ago (EFE).- A Rússia aplaudiu hoje os planos do futuro primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, cujo Partido Democrático (PD) ganhou as eleições gerais de domingo no Japão, de estreitar os contatos com os líderes russos.

EFE |

"Avaliamos positivamente as declarações do líder do PD, Yukio Hatoyama, logo após ganhar o pleito, nas quais defendeu estabelecer o mais rápido possível contatos estreitos com as autoridades russas", afirma o comunicado da Chancelaria russa.

A Rússia está disposta a obter uma "cooperação construtiva com o novo Governo do Japão, no interesse do desenvolvimento das relações bilaterais, o que inclui as trocas econômico-comerciais".

"Em Moscou, se considera que a vitória do PD representa a expressão da vontade dos eleitores que apoiam o programa do partido", acrescenta a nota.

O presidente da Comissão de Exteriores da Duma (Parlamento russo), Konstantin Kosachev, descartou hoje mudanças "substanciais" na política do novo líder japonês em relação às ilhas Curilas, em poder de Moscou desde 1946 e cuja soberania é reivindicada por Tóquio.

"O primeiro-ministro verá limitadas suas tentativas de avançar neste tema, já que a opinião pública japonesa não toleraria nenhum tipo de compromisso sobre os Territórios do Norte", como os japoneses chamam o arquipélago das Curilas, disse. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG