Rússia anuncia que já tem bases militares na Abkházia e na Ossétia do Sul

Moscou, 19 nov (EFE).- O chefe do Estado-Maior do Exército russo, geral Nikolai Makarov, anunciou hoje que a Rússia já conta com bases militares nas repúblicas separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

EFE |

Ele disse, citado pela agência oficial "Itar-Tass", que as bases "já estão organizadas e as tropas, segundo o número previsto, já estão no local".

"Segundo os acordos de amizade, cooperação e assistência mútua com a Abkházia e a Ossétia do Sul, colocamos ali duas bases nossas, uma na Ossétia do Sul, com 3.700 homens, e a outra na Abkházia, com exatamente o mesmo número", declarou.

"O lugar de desdobramento está estabelecido: na Ossétia do Sul, em Dzhava e (na capital) Tskhinvali e, na Abkházia, principalmente em Gudauta; em (a capital) Sukhumi praticamente não haverá ninguém", lembrou Makarov.

Ele explicou que Dzhava e Gudauta serão as bases principais e que os soldados também prestarão serviço em todo o território das regiões separatistas, incluindo o desfiladeiro de Kodori.

Pergutado se os soldados russos estarão equipados com armamento pesado, Makarov respondeu que "por enquanto só contarão com armas regulares".

Na véspera, o presidente russo, Dmitri Medvedev, defendeu o desdobramento de bases militares na Abkházia e na Ossétia do Sul com o objetivo de garantir sua segurança. EFE egw/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG