Rússia anula sua participação nas manobras com a Otan no Báltico

A Rússia anulou sua participação nas manobras militares conjuntas com a Otan no Mar Báltico e, conseqüentemente, não poderá receber a visita de uma fragata norte-americana, anunciou a marinha russa nesta terça-feira.

AFP |

Segundo o porta-voz Igor Dygalo, os navios da frota do Báltico não participarão no exercício naval internacional Open Spirit-2008 junto com a Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e, por isso, a marinha russa não considera possível acolher o navio americano "USS Ford", em Petropavlovsk-Kamchatski, no Extremo Oriente russo, de 5 a 9 de setembro, como previsto.

O anúncio russo acontece depois que o secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, acusou nesta terça-feira a Rússia de não cumprir com o acordo de paz alcançado com a Geórgia.

E que também a Otan já não poderá continuar trabalhando com a Rússia como vinha fazendo até agora e pediu a imediata retirada das tropas russas da Geórgia.

Os ministros das Relações Exteriores dos 26 países membros da Otan se reuniram nesta terça-feira em Bruxelas para reafirmar seu apoio à Geórgia, frente à Rússia, apesar de que isso possa alterar suas relações com Moscou.

ial/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG