A decisão da Rússia de instalar mísseis no encrave russo de Kaliningrado, rodeado por países europeus, é um assunto interno sobre o qual os Estados Unidos não devem falar nada, disse neste domingo o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov.

"Não acho que os EUA tenham alguma coisa a ver com a instalação de sistemas russos no território russo", declarou Lavrov, citado pela agência Itar-Tass, após reunião com a secretária de Estado americana, Condoleeza Rice, no Egito.

O presidente russo, Dimitri Medvedev, anunciou nesta quarta-feira a instalação de mísseis neste encrave, em resposta aos planos de extensão do escudo antimísseis americano na Polônia e na República Tcheca.

Esta decisão gerou críticas no Ocidente: os EUA a considerou "decepcionante" e a Alemanha disse que constitui "um mau sinal num mal momento".

Lavrov e Rice conversaram sábado em Sharm el Sheik, para tentar restaurar uma relação deteriorada. Os dois concordaram em trabalhar juntos nos temas internacionais de interesse comum, apesar das divergências em alguns deles.

cb-bfi/lm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.