Rússia adverte que Geórgia pode provocar uma guerra em Abkházia

O ministro da Defesa da Rússia acusou neste sábado a Geórgia de tentar recuperar pela força a província separatista de Abkházia, o que pode transformar o conflito numa nova guerra, informou a agência de notícias Interfax.

AFP |

"Os planos elaborados pela Geórgia só podem ser vistos como um novo passo para uma escalada das tensões na região, que pode transformar o conflito numa nova guerra", afirmou um porta-voz do ministério, citado pela agência.

O chefe dos separatistas em Abkházia, Serguei Bagapsh, afirmou neste sábado que informou que alguns projetos de uma operação militar de grande envergadura das forças georgianas foram abortados em abril ou maio deste ano, segundo a Interfax.

Abkházia, estreita faixa de terra no Mar Negro, é de fato independente desde à guerra com a Geórgia em 1992, que deixou milhares de mortos e obrigou centenas de milhares de pessoas a fugir.

A tensão vem aumentando nesta região e na Ossétia do Sul, outro território separatista georgiano, desde que a Rússia decidiu em abril reforçar seus laços com eles.

A Geórgia acusa a Rússia de tentar anexar ambas as províncias, enquanto a ambição da Geórgia de aderir à Otan irrita os russos e desempenha um papel subjacente nesta crise.

dt/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG