Rússia acelerará retirada de tropas na Geórgia a partir da sexta-feira

Moscou, 19 ago (EFE).- A Rússia acelerará a partir da sexta-feira a retirada de suas unidades militares posicionadas em território da Geórgia, anunciou hoje o subchefe do Estado-Maior do Exército russo, Anatoli Nogovitsin.

EFE |

"Estamos cumprindo as obrigações que assumimos. Faremos isso ao ritmo que ditar a situação" na área de conflito, disse Nogovitsin, em entrevista coletiva.

O general ressaltou que a situação na zona é "complicada", já que, na separatista Ossétia do Sul, as localidades ossetas e georgianas estão muito perto umas das outras.

Nogovitsin afirmou que o arsenal apreendido da parte georgiana tanto na Ossétia do Sul quanto na região administrada por Tbilisi não será devolvido.

Antes, o assistente do comandante-em-chefe do Exército de Terra russo, Igor Konashenkov, afirmou que Moscou retiraria suas tropas da zona administrada por Tbilisi em último lugar, e só após completar o recuo de suas unidades militares da Ossétia.

"As unidades de vanguarda serão as últimas a sair. O recuo durará mais do que o desdobramento na zona de conflito. A introdução das tropas foi rápida, devido à necessidade de salvar as vidas dos civis e ajudar as forças de paz", disse.

Altos comandantes militares russos tinham comunicado antes às autoridades georgianas que precisavam de mais dois dias para completar o recuo de várias das cidades que ainda estão sob seu controle.

Essa informação foi dada pelo delegado presidencial na estratégica cidade de Gori, Vladimir Vardzelashvili, em uma entrevista à emissora de rádio georgiana "Imedi".

Os russos precisarão de mais 48 horas para abandonar tanto Gori, que se encontra perto da fronteira com a separatista Ossétia do Sul, quanto Kareli, Kaspi e Khashuri.

Segundo dados do Ministério do Interior georgiano, os blindados russos continuam ocupando as cidades de Senaki e Zugdidi, próximo à fronteira com a Abkházia. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG