Novaya Gazeta recebe prêmio de imprensa livre - Mundo - iG" /

Russa Novaya Gazeta recebe prêmio de imprensa livre

Helsinque, 7 jun (EFE).- A publicação quinzenal independente russa Novaya Gazeta recebeu hoje, em Helsinque, o Prêmio Pioneiro da Imprensa Livres 2009, concedido anualmente pelo Instituto Internacional da Imprensa (IPI, em inglês) aos meios ou profissionais que se destacam na luta pela liberdade de imprensa.

EFE |

O editor da "Novaya Gazeta", Dmitri Muratov, recebeu o prêmio "em reconhecimento ao esforço da publicação por informar em profundidade, em um tempo em que muitos outros meios de comunicação russos deixaram seus conteúdos mais rasos ou caíram sob o controle dos aliados do Kremlin", explicou o IPI, em comunicado.

A "Novaya Gazeta" é um dos poucos meios independentes que restam na Rússia, e sua luta para defender a liberdade de imprensa e denunciar os abusos de poder do Kremlin custou a vida de Anna Politkovskaya e de outros três repórteres da publicação, todos eles assassinados em estranhas circunstâncias.

"Vamos colocar este prêmio em frente às fotografias de nossos jornalistas assassinados, porque é, em grande medida, um reconhecimento póstumo a eles e a seu trabalho", disse Muratov, em declarações ao jornal "Helsingin Sanomat".

A "Novaya Gazeta", cujo coproprietário é o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachov, publicou sua mais recente grande reportagem de investigação em março, na qual denunciava que executivos da indústria aeronáutica estatal embolsaram ilegalmente milhões de euro.

Muratov reconheceu que a publicação precisa de proprietários solventes, porque não é economicamente rentável, por isso os salários de seus empregados são inferiores aos de outros meios de comunicação afins ao Kremlin.

"O 'bônus' que podemos dar a nossos repórteres é que podem escrever livremente. Essa é a razão para que trabalhem para nós", disse. EFE Jg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG