R.Unido se oferece como sede de conferência sobre Afeganistão

Londres, 9 set (EFE).- O Governo britânico ofereceu hoje que o Reino Unido seja a sede de parte de uma eventual conferência internacional sobre o futuro do Afeganistão a ser organizada pela ONU.

EFE |

O escritório do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, expressou seu desejo de que a primeira fase deste encontro possa acontecer em Cabul, se as condições de segurança permitirem, e que a segunda ocorra em uma "cidade internacional", possivelmente Londres.

Esta oferta foi divulgada depois que os Governos da França, Alemanha e Reino Unido pediram à ONU que realize uma conferência internacional sobre o Afeganistão antes do fim do ano, na qual seja definida uma "fase de transição" para que os afegãos assumam progressivamente suas responsabilidades.

Em carta dirigida ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e divulgada hoje, o presidente francês, Nicolas Sarkozy; a chanceler alemã, Angela Merkel, e Brown afirmam que a reunião deveria acontecer após instalado o novo Governo afegão.

Segundo o escritório de Brown, o primeiro-ministro considera essencial colocar as bases para a reconstrução e para consolidar Forças Armadas e uma Polícia que permita aos afegãos se governar sozinhos.

"Há muitas coisas a fazer. Fixar alguns pontos de referência e alguns prazos em torno destes aspectos é importante", acrescentou.

EFE fpb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG